Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pai é condenado a indenizar filhos por abandono afetivo

Publicado por Nágila Oliveira
há 4 anos

Em recente decisão, o TJMG condenou um Pai a indenizar os filhos em R$120 mil reais pelo abandono afetivo durante a criação.

O desembargador Evandro Lopes, da 17ª câmara cível, nos emocionou ao dizer que amar é uma possibilidade, mas cuidar é uma obrigação civil.

Ressaltou que “Exatamente em razão de o afeto não ser coisa, mas sentimento, é preciso que um pai saiba que não basta pagar prestação alimentícia para dar como quitada sua 'obrigação'. Seu dever de pai vai além disso e o descumprimento desse dever causa dano, e dano, que pode ser moral, deve ser reparado, por meio da indenização respectiva."

Considerou que o pai não se preocupou com o abalo psíquico e os danos emocionais decorrentes do abandono repentino aos filhos, principalmente por terem sidos visitados uma única vez, mesmo existindo a fixação de visitas. Além, da rejeição evidente, o pai ignorou os adoecimentos e momentos festivo das crianças o que caracteriza frieza e insensibilidade do genitor.

Advertiu, ainda, que os deveres de ambos os genitores com os filhos surgem desde o momento da concepção e deles não podem pais e mães se eximirem." A relação dos pais, como casal, pode não mais existir, mas o relacionamento entre pai e filho deve ser preservado e perseguido, pois tais laços são eternos. " Gostou do nosso post?

Quer saber mais sobre a aplicação dessa indenização aos casos reais? Manda um direct!

  • Sobre o autorAntes de potenciais clientes, enxergamos pessoas!!!
  • Publicações12
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pai-e-condenado-a-indenizar-filhos-por-abandono-afetivo/798593977

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)